Projetos


EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO
Justificativa:

O “Projeto Educação no Trânsito ” busca contribuir efetivamente na preservação, na redução dos acidentes e auxiliar na conscientização e conhecimento quanto à proteção da vida, para a paz no cotidiano dos espaços rurais e urbanos. Também tem como meta levar ao entendimento dos educandos, a importância e a relevante prática que se faz necessária no bom relacionamento de todos os cidadãos que fazem parte do trânsito, bem como a devida e indispensável atenção e respeito, para que haja a harmonia tão almejada, os bons hábitos e as atitudes adequadas.

Objetivos:

  • Identificar a Educação para o Trânsito como fator de segurança pessoal e coletiva;
  • Colaborar para a formação de comportamentos que proporcionem segurança no trânsito e os comportamentos que proporcionem ou comprometem essa segurança;
  • Desenvolver a atenção e a percepção,aplicando-as à obediência a sinalização de trânsito;
  • Demonstrar as vias de acesso de nosso município através de passeio, conhecendo alguns pontos turísticos da região.

Duração:
A realização desse projeto teve a duração de uma semana, sendo como complemento das atividades sugeridas pela CCR.
Turmas envolvidas:
4º ano

Metodologia:
-Utilização apostila da CCR;
-Relato de trajetos feitos pelas crianças;
- Músicas
-
Produções Textuais
-
Assistir Vídeo educativo sobre Trânsito
-
Passeio nos pontos turísticos de Castro, dando destaque para observação do movimento ( sinaleiro, pedestres, faixas)

AVALIAÇÃO

O processo de avaliação ocorrerá de forma gradativa e contínua, sendo através da observação diária da criança, da análise dos registros bem como da auto-avaliação das professoras.




Desenvolvimento:

Essa atividade foi realizada pelo ano, com a finalidade de compreender o que é trânsito e sua importância em nosso dia a dia, como variável que intervém em questões ambientais e na qualidade de vida de todas as pessoas em diversos lugares,pesquisando sites na internet, videos e informações referentes a Educação no Trânsito, buscando referências sobre o assunto abordado. De acordo com os sites ou videos acessados, foi proposto conversa sobre o tema, onde os alunos puderam expor seu ponto de vista.
Escolhemos os seguintes videos para assistir no multimídia:
  • A semana do trânsito;
  • De olho no trânsito ( Nosso Amiguinho);
  • Criança vê, criança faz no trânsito também!;
Após assistir esses videos conversamos sobre o tema abordado, sendo que as crianças ficaram atentos e demonstraram terem compreendido o assunto que está sendo trabalhado em sala de aula.
Em sala de aula, construímos o material que irá ser utilizado, caixas nas cores vermelha, amarela e verde, contendo fichas com frases corretas e incorretas sobre a Educação no Trânsito.



ALGUMAS FRASES CORRETAS E INCORRETAS, CONTIDAS NAS CAIXAS COLORIDAS, PARA REALIZAR A COMPETIÇÃO

- USAR SEMPRE O CINTO DE SEGURANÇA

- NÃO USAR O CINTO DE SEGURANÇA

- NÃO CAMINHAR PELO ÔNIBUS ENQUANTO ELE ESTIVER EM MOVIMENTO

- CAMINHAR E FAZER BAGUNÇA NO ÔNIBUS ENQUANTO ELE ESTIVER EM MOVIMENTO, OU MESMO PARADO.

- NUNCA COLOCAR A CABEÇA NEM AS MÃOS PARA FORA DO ÔNIBUS

- ABRIR O VIDRO DO ÔNIBUS E COLOCAR A CABEÇA PARA FORA PARA TOMAR UM AR
- USAR SEMPRE O CINTO DE SEGURANÇA

- NÃO USAR O CINTO DE SEGURANÇA

- NÃO CAMINHAR PELO ÔNIBUS ENQUANTO ELE ESTIVER EM MOVIMENTO

- CAMINHAR E FAZER BAGUNÇA NO ÔNIBUS ENQUANTO ELE ESTIVER EM MOVIMENTO, OU MESMO PARADO.

- NUNCA COLOCAR A CABEÇA NEM AS MÃOS PARA FORA DO ÔNIBUS

- ABRIR O VIDRO DO ÔNIBUS E COLOCAR A CABEÇA PARA FORA PARA TOMAR UM AR

- NÃO JOGAR LIXO PELA JANELA NEM NO CHÃO DO ÔNIBUS

- NÃO GUARDAR O LIXO, JOGUE TUDO NO CHÃO OU PELA JANELA DO VEÍCULO

- O MOTORISTA DEVE RESPEITAR A SINALIZAÇÃO

- AS PLACAS NAS RODOVIAS E RUAS APENAS ESTÃO PARA DEIXAR AS CIDADES BONITAS, ENFEITANDO

- O MOTOCICLISTA DEVE USAR SEMPRE O CAPACETE

- ANDAR DE MOTO SEM CAPACETE É MUITO BOM E CORRETO

- PARA TRANSPORTAR CRIANÇAS PEQUENAS USE A CADEIRINHA ADEQUADA

- CRIANÇA S PEQUENAS NO BANCO DA FRENTE ENXERGAM MELHOR

- OS VEÍCULOS PODEM LEVAR PESSOAS A MAIS QUE SUA CAPACIDADE. NÃO TEM PROBLEMA É APERTAR UM POUCO OU SENTAR NO COLO DE OUTROS PASSAGEIROS.

- TODOS OS TIPOS DE VEÍCULOS DEVEM LEVAR A CAPACIDADE CORRETA DE PASSAGEIROS.

- UTILIZE A FAIXA PARA ATRAVESSAR UMA RUA MOVIMENTADA - USAR SEMPRE O CINTO DE SEGURANÇA

- NÃO USAR O CINTO DE SEGURANÇA

- NÃO CAMINHAR PELO ÔNIBUS ENQUANTO ELE ESTIVER EM MOVIMENTO

- CAMINHAR E FAZER BAGUNÇA NO ÔNIBUS ENQUANTO ELE ESTIVER EM MOVIMENTO, OU MESMO PARADO.

- NUNCA COLOCAR A CABEÇA NEM AS MÃOS PARA FORA DO ÔNIBUS

- ABRIR O VIDRO DO ÔNIBUS E COLOCAR A CABEÇA PARA FORA PARA TOMAR UM AR

- NÃO JOGAR LIXO PELA JANELA NEM NO CHÃO DO ÔNIBUS

- NÃO GUARDAR O LIXO, JOGUE TUDO NO CHÃO OU PELA JANELA DO VEÍCULO

- O MOTORISTA DEVE RESPEITAR A SINALIZAÇÃO

- AS PLACAS NAS RODOVIAS E RUAS APENAS ESTÃO PARA DEIXAR AS CIDADES BONITAS, ENFEITANDO

- O MOTOCICLISTA DEVE USAR SEMPRE O CAPACETE

- ANDAR DE MOTO SEM CAPACETE É MUITO BOM E CORRETO

- PARA TRANSPORTAR CRIANÇAS PEQUENAS USE A CADEIRINHA ADEQUADA

- CRIANÇA S PEQUENAS NO BANCO DA FRENTE ENXERGAM MELHOR

- OS VEÍCULOS PODEM LEVAR PESSOAS A MAIS QUE SUA CAPACIDADE. NÃO TEM PROBLEMA É SÓ APERTAR UM POUCO OU SENTAR NO COL

- NA FRENTE DA ESCOLA, OS ALUNOS NÃO PRECISAM OLHAR ANTES DE ATRAVESSAR A RUA, POIS OS CARROS SÃO OBRIGADOS A PARAR.

- QUANDO SE TEM MENOS DE ANOS, É ACONSELHÁVEL NÃO ANDAR DESACOMPANHADO PELAS RUAS.

- ATENÇÃO! A BICICLETA NÃO É UM BRINQUEDO, É UM VEÍCULO. AO USÁ-LA FIQUE ATENTO.

- CRIANÇAS DE ATÉ 10 ANOS DE IDADE DEVEM IR NO BANCO DE TRÁS!

- NÃO SOLTE PIPAS PRÓXIMO À REDE DE ENERGIA ELÉTRICA.

- DEVEMOS RESPEITAR TODOS OS ESPAÇOS PÚBLICOS, JOGANDO O LIXO EM LOCAL ADEQUADO.

- DEVEMOS FAZER O QUE FOR MAIS FÁCIL JOGANDO O LIXO EM QUALQUER LOCAL AONDE VOCÊ DESEJAR.

- NO SEMÁFORO PARA VEÍCULOS, A GENTE PODE ATRAVESSAR QUANDO A LUZ ESTIVER VERMELHA PARA OS CARROS.

- NO SEMÁFORO EU POSSO ATRAVESSAR A QUANDO A LUZ ESTIVER VERDE PARA OS CARROS

- PARA ATRAVESSAR UMA RUA OU ESTRADA COM SEGURANÇA, ATRAVESSE EM LINHA RETA E OLHE BEM PARA OS DOIS LADOS,

- TODO MOTORISTA PARA DIRIGIR NECESSITA TER HABILITAÇÃO

- PARA SAIR COM UM CARRO OU MOTO É PRECISO SABER DIRIGIR, NÃO NECESSITA DE DOCUMENTOS.

-RESPEITAR PESSOAS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA, IDOSOS E GESTANTES QUE ESTÃO DENTRO DO ÔNIBUS. DE SEU LUGAR A ELES.

- BEBIDA ALCOOLICA NÃO COMBINE COM DIREÇÃO.

- BEBIDA E DIREÇÃO TEM TUDO A VER.
DEVEMOS RESPEITAR TODOS OS ESPAÇOS PÚBLICOS, JOGANDO O LIXO EM LOCAL ADEQUADO.

- DEVEMOS FAZER O QUE FOR MAIS FÁCIL JOGANDO O LIXO EM QUALQUER LOCAL AONDE VOCÊ DESEJAR.

- NO SEMÁFORO PARA VEÍCULOS, A GENTE PODE ATRAVESSAR QUANDO A LUZ ESTIVER VERMELHA PARA OS CARROS.

- NO SEMÁFORO EU POSSO ATRAVESSAR A QUANDO A LUZ ESTIVER VERDE PARA OS CARROS

- PARA ATRAVESSAR UMA RUA OU ESTRADA , ATRAVESSE EM LINHA RETA E OLHE BEM PARA OS DOIS LADOS.

Jogo do Semáforo:

Material:
A professora organiza três caixas encapadas nas cores: vermelha, amarela e verde.
Dentro da caixa situações corretas e incorretas sobre o trânsito.
Uma bolinha para arremessar nas caixas.

Como jogar:
Um aluno de cada grupo, arremessa na caixa que escolher, retira um papel, e responde certo ou errado.
Cada caixa tem uma pontuação para resposta correta:
vermelha: 10 pontos, amarela: 20 pontos, verde: 30 pontos.
*** Vence o grupo que fizer maior pontuação e a professora comunica no início da brincadeira, que também ganha um presente surpresa.

Presente surpresa: uma caixa contendo uma bala para cada aluno, com a seguinte mensagem, antes de abri-la:

Parabéns, vocês demonstraram saber as regras do trânsito e como são pessoas solidárias, partilham o conhecimento. Agora, também serão solidárias partilhando o presente com todos os colegas.

Obs:Quem abrir a caixa distribui as balas para todos.
Avaliação

O
processo de avaliação ocorrerá de forma gradativa e contínua, sendo através da observação diária da criança, da análise dos registros bem como da participação nas atividades expostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário