EDUCAÇÃO
NO
TRÂNSITO
Justificativa:
O “Projeto Educação
no Trânsito ” busca contribuir efetivamente na preservação, na
redução dos acidentes e auxiliar na conscientização e
conhecimento quanto à proteção da vida, para a paz no cotidiano
dos espaços rurais e urbanos. Também tem como meta levar ao
entendimento dos educandos, a importância e a relevante prática que
se faz necessária no bom relacionamento de todos os cidadãos que
fazem parte do trânsito, bem como a devida e indispensável atenção
e respeito, para que haja a harmonia tão almejada, os bons hábitos
e as atitudes adequadas.
Objetivos:
- Identificar a Educação para o Trânsito como fator de segurança pessoal e coletiva;
- Colaborar para a formação de comportamentos que proporcionem segurança no trânsito e os comportamentos que proporcionem ou comprometem essa segurança;
- Desenvolver a atenção e a percepção,aplicando-as à obediência a sinalização de trânsito;
- Demonstrar as vias de acesso de nosso município através de passeio, conhecendo alguns pontos turísticos da região.
Duração:
A realização desse
projeto teve a duração de uma semana, sendo como complemento das
atividades sugeridas pela CCR.
Turmas
envolvidas:
4º ano
Metodologia:
-Utilização
apostila
da
CCR;
-Relato
de
trajetos
feitos
pelas
crianças;
- Músicas
- Produções Textuais
- Assistir Vídeo educativo sobre Trânsito
- Passeio nos pontos turísticos de Castro, dando destaque para observação do movimento ( sinaleiro, pedestres, faixas)
- Músicas
- Produções Textuais
- Assistir Vídeo educativo sobre Trânsito
- Passeio nos pontos turísticos de Castro, dando destaque para observação do movimento ( sinaleiro, pedestres, faixas)
AVALIAÇÃO
O processo de avaliação ocorrerá de forma gradativa e contínua, sendo através da observação diária da criança, da análise dos registros bem como da auto-avaliação das professoras.
O processo de avaliação ocorrerá de forma gradativa e contínua, sendo através da observação diária da criança, da análise dos registros bem como da auto-avaliação das professoras.
Desenvolvimento:
Essa
atividade
foi
realizada
pelo
4º
ano,
com
a
finalidade
de
compreender
o
que
é
trânsito
e
sua
importância
em
nosso
dia
a
dia,
como
variável
que
intervém
em
questões
ambientais
e
na
qualidade
de
vida
de
todas
as
pessoas
em
diversos
lugares,pesquisando
sites
na
internet,
videos
e
informações
referentes
a
Educação
no
Trânsito,
buscando
referências
sobre
o
assunto
abordado.
De
acordo
com
os
sites
ou
videos
acessados,
foi
proposto
conversa
sobre
o
tema,
onde
os
alunos
puderam
expor
seu
ponto
de
vista.
Escolhemos
os
seguintes
videos
para
assistir
no
multimídia:
- A semana do trânsito;
- De olho no trânsito ( Nosso Amiguinho);
- Criança vê, criança faz no trânsito também!;
Após
assistir
esses
videos
conversamos
sobre
o
tema
abordado,
sendo
que
as
crianças
ficaram
atentos
e
demonstraram
terem
compreendido
o
assunto
que
já
está
sendo
trabalhado
em
sala
de
aula.
Em
sala
de
aula,
construímos
o
material
que
irá
ser
utilizado,
caixas
nas
cores
vermelha,
amarela
e
verde,
contendo
fichas
com
frases
corretas
e
incorretas
sobre
a
Educação
no
Trânsito.
ALGUMAS
FRASES
CORRETAS
E
INCORRETAS,
CONTIDAS
NAS
CAIXAS
COLORIDAS,
PARA
REALIZAR
A
COMPETIÇÃO
-
USAR
SEMPRE
O
CINTO
DE
SEGURANÇA
-
NÃO
USAR
O
CINTO
DE
SEGURANÇA
-
NÃO
CAMINHAR
PELO
ÔNIBUS
ENQUANTO
ELE
ESTIVER
EM
MOVIMENTO
-
CAMINHAR
E
FAZER
BAGUNÇA
NO
ÔNIBUS
ENQUANTO
ELE
ESTIVER
EM
MOVIMENTO,
OU
MESMO
PARADO.
-
NUNCA
COLOCAR
A
CABEÇA
NEM
AS
MÃOS
PARA
FORA
DO
ÔNIBUS
-
ABRIR
O
VIDRO
DO
ÔNIBUS
E
COLOCAR
A
CABEÇA
PARA
FORA
PARA
TOMAR
UM
AR
-
USAR
SEMPRE
O
CINTO
DE
SEGURANÇA
-
NÃO
USAR
O
CINTO
DE
SEGURANÇA
-
NÃO
CAMINHAR
PELO
ÔNIBUS
ENQUANTO
ELE
ESTIVER
EM
MOVIMENTO
-
CAMINHAR
E
FAZER
BAGUNÇA
NO
ÔNIBUS
ENQUANTO
ELE
ESTIVER
EM
MOVIMENTO,
OU
MESMO
PARADO.
-
NUNCA
COLOCAR
A
CABEÇA
NEM
AS
MÃOS
PARA
FORA
DO
ÔNIBUS
-
ABRIR
O
VIDRO
DO
ÔNIBUS
E
COLOCAR
A
CABEÇA
PARA
FORA
PARA
TOMAR
UM
AR
-
NÃO
JOGAR
LIXO
PELA
JANELA
NEM
NO
CHÃO
DO
ÔNIBUS
-
NÃO
GUARDAR
O
LIXO,
JOGUE
TUDO
NO
CHÃO
OU
PELA
JANELA
DO
VEÍCULO
-
O
MOTORISTA
DEVE
RESPEITAR
A
SINALIZAÇÃO
-
AS
PLACAS
NAS
RODOVIAS
E
RUAS
APENAS
ESTÃO
PARA
DEIXAR
AS
CIDADES
BONITAS,
ENFEITANDO
-
O
MOTOCICLISTA
DEVE
USAR
SEMPRE
O
CAPACETE
-
ANDAR
DE
MOTO
SEM
CAPACETE
É
MUITO
BOM
E
CORRETO
-
PARA
TRANSPORTAR
CRIANÇAS
PEQUENAS
USE
A
CADEIRINHA
ADEQUADA
-
CRIANÇA
S
PEQUENAS
NO
BANCO
DA
FRENTE
ENXERGAM
MELHOR
-
OS
VEÍCULOS
PODEM
LEVAR
PESSOAS
A
MAIS
QUE
SUA
CAPACIDADE.
NÃO
TEM
PROBLEMA
É
SÓ
APERTAR
UM
POUCO
OU
SENTAR
NO
COLO
DE
OUTROS
PASSAGEIROS.
-
TODOS
OS
TIPOS
DE
VEÍCULOS
DEVEM
LEVAR
A
CAPACIDADE
CORRETA
DE
PASSAGEIROS.
-
UTILIZE
A
FAIXA
PARA
ATRAVESSAR
UMA
RUA
MOVIMENTADA
- USAR SEMPRE O CINTO DE SEGURANÇA
-
NÃO
USAR
O
CINTO
DE
SEGURANÇA
-
NÃO
CAMINHAR
PELO
ÔNIBUS
ENQUANTO
ELE
ESTIVER
EM
MOVIMENTO
-
CAMINHAR
E
FAZER
BAGUNÇA
NO
ÔNIBUS
ENQUANTO
ELE
ESTIVER
EM
MOVIMENTO,
OU
MESMO
PARADO.
-
NUNCA
COLOCAR
A
CABEÇA
NEM
AS
MÃOS
PARA
FORA
DO
ÔNIBUS
-
ABRIR
O
VIDRO
DO
ÔNIBUS
E
COLOCAR
A
CABEÇA
PARA
FORA
PARA
TOMAR
UM
AR
-
NÃO
JOGAR
LIXO
PELA
JANELA
NEM
NO
CHÃO
DO
ÔNIBUS
-
NÃO
GUARDAR
O
LIXO,
JOGUE
TUDO
NO
CHÃO
OU
PELA
JANELA
DO
VEÍCULO
-
O
MOTORISTA
DEVE
RESPEITAR
A
SINALIZAÇÃO
-
AS
PLACAS
NAS
RODOVIAS
E
RUAS
APENAS
ESTÃO
PARA
DEIXAR
AS
CIDADES
BONITAS,
ENFEITANDO
-
O
MOTOCICLISTA
DEVE
USAR
SEMPRE
O
CAPACETE
-
ANDAR
DE
MOTO
SEM
CAPACETE
É
MUITO
BOM
E
CORRETO
-
PARA
TRANSPORTAR
CRIANÇAS
PEQUENAS
USE
A
CADEIRINHA
ADEQUADA
-
CRIANÇA
S
PEQUENAS
NO
BANCO
DA
FRENTE
ENXERGAM
MELHOR
-
OS VEÍCULOS PODEM LEVAR PESSOAS A MAIS QUE SUA CAPACIDADE. NÃO TEM
PROBLEMA É SÓ APERTAR UM POUCO OU SENTAR NO COL
-
NA
FRENTE
DA
ESCOLA,
OS
ALUNOS
NÃO
PRECISAM
OLHAR
ANTES
DE
ATRAVESSAR
A
RUA,
POIS
OS
CARROS
SÃO
OBRIGADOS
A
PARAR.
-
QUANDO
SE
TEM
MENOS
DE
ANOS,
É
ACONSELHÁVEL
NÃO
ANDAR
DESACOMPANHADO
PELAS
RUAS.
-
ATENÇÃO!
A
BICICLETA
NÃO
É
UM
BRINQUEDO,
É
UM
VEÍCULO.
AO
USÁ-LA
FIQUE
ATENTO.
-
CRIANÇAS
DE
ATÉ
10
ANOS
DE
IDADE
DEVEM
IR
NO
BANCO
DE
TRÁS!
-
NÃO
SOLTE
PIPAS
PRÓXIMO
À
REDE
DE
ENERGIA
ELÉTRICA.
-
DEVEMOS
RESPEITAR
TODOS
OS
ESPAÇOS
PÚBLICOS,
JOGANDO
O
LIXO
EM
LOCAL
ADEQUADO.
-
DEVEMOS
FAZER
O
QUE
FOR
MAIS
FÁCIL
JOGANDO
O
LIXO
EM
QUALQUER
LOCAL
AONDE
VOCÊ
DESEJAR.
-
NO
SEMÁFORO
PARA
VEÍCULOS,
A
GENTE
SÓ
PODE
ATRAVESSAR
QUANDO
A
LUZ
ESTIVER
VERMELHA
PARA
OS
CARROS.
-
NO
SEMÁFORO
EU
POSSO
ATRAVESSAR
A
PÉ
QUANDO
A
LUZ
ESTIVER
VERDE
PARA
OS
CARROS
-
PARA
ATRAVESSAR
UMA
RUA
OU
ESTRADA
COM
SEGURANÇA,
ATRAVESSE
EM
LINHA
RETA
E
OLHE
BEM
PARA
OS
DOIS
LADOS,
-
TODO
MOTORISTA
PARA
DIRIGIR
NECESSITA
TER
HABILITAÇÃO
-
PARA
SAIR
COM
UM
CARRO
OU
MOTO
SÓ
É
PRECISO
SABER
DIRIGIR,
NÃO
NECESSITA
DE
DOCUMENTOS.
-RESPEITAR
PESSOAS
PORTADORES
DE
DEFICIÊNCIA,
IDOSOS
E
GESTANTES
QUE
ESTÃO
DENTRO
DO
ÔNIBUS.
DE
SEU
LUGAR
A
ELES.
-
BEBIDA
ALCOOLICA
NÃO
COMBINE
COM
DIREÇÃO.
-
BEBIDA
E
DIREÇÃO
TEM
TUDO
A
VER.
DEVEMOS
RESPEITAR
TODOS
OS
ESPAÇOS
PÚBLICOS,
JOGANDO
O
LIXO
EM
LOCAL
ADEQUADO.
-
DEVEMOS
FAZER
O
QUE
FOR
MAIS
FÁCIL
JOGANDO
O
LIXO
EM
QUALQUER
LOCAL
AONDE
VOCÊ
DESEJAR.
-
NO
SEMÁFORO
PARA
VEÍCULOS,
A
GENTE
SÓ
PODE
ATRAVESSAR
QUANDO
A
LUZ
ESTIVER
VERMELHA
PARA
OS
CARROS.
-
NO
SEMÁFORO
EU
POSSO
ATRAVESSAR
A
PÉ
QUANDO
A
LUZ
ESTIVER
VERDE
PARA
OS
CARROS
-
PARA
ATRAVESSAR
UMA
RUA
OU
ESTRADA
,
ATRAVESSE
EM
LINHA
RETA
E
OLHE
BEM
PARA
OS
DOIS
LADOS.
Jogo
do
Semáforo:
Material:
A
professora
organiza
três
caixas
encapadas
nas
cores:
vermelha,
amarela
e
verde.
Dentro
da
caixa
situações
corretas
e
incorretas
sobre
o
trânsito.
Uma
bolinha
para
arremessar
nas
caixas.
Como
jogar:
Um
aluno
de
cada
grupo,
arremessa
na
caixa
que
escolher,
retira
um
papel,
lê
e
responde
certo
ou
errado.
Cada
caixa
tem
uma
pontuação
para
resposta
correta:
vermelha:
10
pontos,
amarela:
20
pontos,
verde:
30
pontos.
***
Vence
o
grupo
que
fizer
maior
pontuação
e
a
professora
comunica
no
início
da
brincadeira,
que
também
ganha
um
presente
surpresa.
Presente
surpresa:
uma
caixa
contendo
uma
bala
para
cada
aluno,
com
a
seguinte
mensagem,
antes
de
abri-la:
“Parabéns,
vocês
demonstraram
saber
as
regras
do
trânsito
e
como
são
pessoas
solidárias,
partilham
o
conhecimento.
Agora,
também
serão
solidárias
partilhando
o
presente
com
todos
os
colegas.”
Obs:Quem
abrir
a
caixa
distribui
as
balas
para
todos.
Avaliação
O processo de avaliação ocorrerá de forma gradativa e contínua, sendo através da observação diária da criança, da análise dos registros bem como da participação nas atividades expostas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário